Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre Calibração de durômetro brinell
Todo o processo de medição com qualidade é necessário que seja feito utilizando equipamentos calibrados e certificados. O certificado de calibração nos informa os erros e incertezas pertinentes ao processo de medição. É muito importante uma análise crítica das informações apresentadas no certificado para avaliar se o equipamento utilizado é adequado ao uso.
No processo de medição de dureza Brinell estão inseridas grandezas que precisam ser controladas para que tenhamos uma boa qualidade de medição.
A calibração de durômetro brinell é fundamental para que as medições sejam efetuadas dentro de um nível adequado de confiabilidade.
Dentro do processo de calibração de durômetro brinell é importante chamar a atenção para alguns detalhes pertinentes ao método de medição:
Nomenclatura: A dureza Brinell pode ser feita utilizando diversos tipos de forças e diâmetros de esferas normalizados.
É comum ouvirmos: A peça tem 220 Brinell. Esta informação não é completa, pois não informa qual a força ou diâmetro da esfera adotados nesta medição. Se utilizarmos a nomenclatura correta, expressaríamos esta informação da seguinte maneira: A peça tem 220 HBW10/3000. Isto significa: A peça tem 220 Brinell, utilizando na medição uma esfera de tungstênio de 10 mm de diâmetro, uma força de 3000 Kgf e um tempo de aplicação de carga de 10 a 15 segundos.Os resultados obtidos da calibração de durômetro brinell devem ser expressos utilizando a nomenclatura correta conforme a norma NBR NM ISO 6506.
Na calibração de durômetro brinell é importante que a distância entre as bordas adjacentes seja no mínimo duas vezes o diâmetro da calota. Este cuidado é importante, pois no entorno da calota Brinell existe uma região de encruamento do material que pode alterar os resultados de uma medição feita próxima dela.
A calibração de durômetro brinell deve ser feita com uma esfera de tungstênio com características dimensionais e de rugosidade conforme as orientações da norma citada.
A força adotada no processo de calibração de durômetro brinell deve ser aplicada de forma suave até atingir o valor nominal, permanecer durante 10 a 15 segundos e então deverá ser removida. A variação máxima da força durante o tempo de aplicação não poderá ser maior que 1% do valor nominal.
A deformação provocada pela esfera de tungstênio na superfície de ensaio é chamada de calota Brinell.
A medição da calota Brinell deve ser feita com um sistema de medição ótico ou digital com captura de imagem com uma resolução e fundo de escala adequada e devidamente calibrada.
A Durocontrol faz calibração de durômetro brinell, bem como manutenção e fornecimento de equipamentos de medição, padrões de dureza, esferas de tungstênio, etc.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.
Para saber mais sobre Calibração de durômetro brinell
Ligue para 41 3252-1088 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!