Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre Dureza brinell
Em um mundo tão exigente, surgem diversos quesitos a serem cumpridos no processo de qualidade para o atendimento do consumidor final. Uma das condições é a medição da dureza do material processado. O estado da peça e as especificações do departamento de engenharia estabelecem características que precisam ser devidamente avaliadas. Dependendo da composição química do material, da microestrutura do mesmo, das características físicas do corpo de prova, da espessura do corpo ou da camada de dureza, existe um tipo de método de medição de dureza que melhor atende a situação em questão.
A medição de microdureza é um método muito adequado, principalmente se precisar medir a dureza de materiais de pouca espessura ou de camadas muito finas. No caso do material a ser medido possuir uma microestrutura pouco homogênea ou se o corpo a ser medido for uma peça bruta, podemos optar por um método mais adequado: medir a dureza brinell.
A dureza brinell é um método que utiliza como penetrador uma esfera de tungstênio de diâmetro definido e uma força normalizada. A deformação provocada pela esfera de tungstênio através da força adotada, vai gerar uma deformação na área de ensaio denominada de calota Brinell. Esta calota terá o seu diâmetro adequadamente medido e o valor deste diâmetro obtido, aplicado em uma função de transferência ou em uma tabela Brinell e nos dará o valor da dureza brinell.
O método de medição de dureza brinell tem algumas características muito interessantes:
- Podemos medir a dureza Brinell em peças brutas.
- Dependendo da dureza do material, espessura ou microdureza, podemos utilizar o fator de carga mais adequado para o ensaio. (Fator de carga: é a relação da força aplicada dividida pelo diâmetro quadrático da esfera).
- Quando utilizamos o fator de carga correto, observamos que o método de medição de dureza Brinell estabelece como resultado, valores de dureza bastante estáveis, tendo, normalmente, pouca dispersão entre os valores obtidos.
A qualidade dos ensaios de medição da dureza brinell depende:
- Da velocidade de aplicação da carga. (A carga deve ser aplicada com uma velocidade adequada).
- Do erro percentual da carga aplicada (Não pode ser maior que +/1%).
- Da esfera utilizada (A esfera deve ser de tungstênio, com o grau de ovalização e rugosidade adequados).
- Do sistema ótico (O sistema ótico deve ter um fundo de escala, resolução e ampliação ótica adequada ao fator de carga escolhido).
A Durocontrol possui uma grande experiência em durometria.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco para solucionar as suas dificuldades.
Para saber mais sobre Dureza brinell
Ligue para 41 3252-1088 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!