Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre Durômetro
A dureza de um material é medida pela capacidade que ele possui de se opor a penetração de um corpo denominado penetrador, mediante a ação de determinada força.
A dureza é medida através de um equipamento conhecido como durômetro. Na área metal-mecanica, os durômetros começaram a ter sua importância a partir de 1920. Periodo este conhecido como entre-guerras. Neste periodo, a tecnologia metalúrgica teve crescimento significativo e para avalia-lá de forma adequada, foram desenvolvidos inúmeros tipos de durômetros, cada um com sua importância, característica e aplicação.
O durômetro Brinell foi o primeiro equipamento na escala de dureza e possibilita a medição nas faixas muito baixas até durezas medianas. É um processo simples e confiável. O durômetro Rockwell nasceu em seguida para suprir algumas deficiências do durômetro Brinell. Sua principal característica é a leitura direta através de um indicador e medição de durezas nas faixas baixas, médias e altas. Existem ainda muitos outros tipos de durômetros. Podemos citar: Vickers, Knoop, Leeb e Poldi . Existe também o durômetro Shore A, para borrachas, Shore D, para plásticos, para comprimidos, para fertilizantes, para tinta, para frutos e etc.
Com o passar dos anos, o consumidor tem exigido cada vez mais qualidade nos produtos. As indústrias dos ramos metalúrgico, siderúrgico, de fundição, automobilístico, metalmecânico, de fertilizantes, farmacêutico, petroquímico, indústrias de transformação, dentre outras, vem inserido nos processos produtivos cada vez mais tecnologia de medição de dureza.
Por intermédio do durômetro se consegue de forma rápida e não destrutiva avaliar as características físicas do produto.
Um exemplo para melhor entendimento: uma peça estando com uma dureza fora do especificado (material muito mole ou material muito duro) pode comprometer o produto final, possibilitando deformações, quebra, desgaste prematuro ou um recall do produto final.
Para cada tipo de material a se ensaiar existe um durometro especifico. O que os diferencia entre eles seriam as escalas de leituras, formas de execução, características do material, dentre outros.
Segundo as normas técnicas, periodicamente o durômetro deve passar por uma calibração. Se o mesmo não estiver adequado ao uso deverão ser feitos ajustes e reparos que garantam a confiabilidade dos dados levantados pelo equipamento, finalizando o serviço com a emissão de um certificado de calibração.
A DUROControl tem uma experiência de mais de 30 anos na área de medição de dureza e fornece apoio na especificação e recomendação do durômetro mais adequado ao seu processo produtivo.
Para saber mais sobre Durômetro
Ligue para 41 3252-1088 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!