Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre Durômetro brinell
O processo de medição de dureza realizado pelo durômetro brinell é muito conhecido na área metal-mecânica. O método Brinell pode ser utilizado para medição de dureza em diversos tipos de materiais, desde durezas muito baixas até durezas muito altas.
A metodologia de medição do durômetro brinell é regulamentada através da norma ABNT NBR NM ISO 6506.
O durômetro brinell possui basicamente os seguintes elementos no processo de medição de dureza:
- Força normalizada: As forças definidas pela norma Brinell mais usuais são de 3000Kgf, 750Kgf, 500Kgf, 250Kgf, 125Kgf e 62,5Kgf.
- Esfera de tungstênio nos diâmetros de 10mm, 5mm e 2,5mm. Estas esferas possuem suas características de rugosidade, diâmetro e grau de esferoidização controlados pela norma mencionada.
- Sistema ótico: pode ser integrado ao durômetro ou não. A medição ótica pode ser feita no próprio durômetro Brinell ou externamente através de um conjunto de lentes com uma escala calibrada, chamada de lupa Brinell. O sistema ótico possibilita a leitura do diâmetro da calota produzida pelo durômetro Brinell.
Para a obtenção de uma boa qualidade de medição, é muito importante que a lupa Brinell atenda as seguintes condições estabelecidas pela norma:
- A medição de calotas produzidas por esferas de 2,5mm deve ser medida por lupa Brinell com resolução de 0,005 mm.
- A medição de calotas produzidas por esferas de 5 e 10mm devem ser medidas por lupa Brinell com resolução de 0,01 mm.
A relação da força utilizada pelo diâmetro quadrático da esfera, define o fator de carga do sistema de medição do durômetro brinell.
Exemplo 1: Força de 3000Kgf e esfera de 10mm: 3000/ (10 x 10mm) = 30. Isto significa que para uma carga de 3000Kgf e uma esfera de 10mm, temos um sistema de medição Brinell com um fator de carga igual a 30.
Exemplo 2: Força de 62,5Kgf e esfera de 2,5mm: 62,5 / (2,5 x 2,5mm) = 10. Neste exemplo o fator de carga igual a 10.
A combinação das forças e diâmetros de esfera, pode estabelecer fatores de carga de 2.5, 5, 10 e 30. O fator de carga representa a pressão aplicada pelo durômetro brinell no material ensaiado. Para material muito duro, utilizamos um fator de carga alto. Para material muito mole, utilizamos fator de carga baixo. A recomendação é que o fator de carga utilizado deva ser, a deformação da calota Brinell maior que 30%, e menor que 60% do diâmetro da esfera Brinell utilizada.
É muito importante lembrar que os resultados da medição do durômetro brinell sejam comparáveis, para os ensaios efetuados com os mesmos fatores de carga. Durezas obtidas por fatores de carga diferentes não são iguais.
Para não haver problemas na apresentação dos resultados obtidos é muito importante adotar a nomenclatura normalizada para a medição Brinell.
Exemplo 3: 254 HBW10/3000/20. Sendo: 254 é o valor da dureza Brinell, HB: Dureza Brinell, W: esfera de tungstênio, 10: diâmetro da esfera e 3000: Força utilizada, 20: Tempo de aplicação da força, em segundos.
A Durocontrol fornece durômetro brinell portátil ou de bancada. Caso precise de apoio na especificação de durômetro ou tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.
Para saber mais sobre Durômetro brinell
Ligue para 41 3252-1088 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!