Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre Durômetro equotip
A medição de dureza de materiais pode ser realizada através de vários tipos de durômetros e métodos.
Podemos citar como os mais importantes: durômetro Brinell, durômetro Rockwell, durômetro Vickers, durômetro Barcol, durômetro Webster, etc.
Estes durômetros acima possuem uma característica em comum: Todos utilizam um penetrador. O penetrador, não importa o método, é responsável pela penetração no material de ensaio, de forma que quanto maior for a penetração, mais mole é o material ensaiado.
O durômetro equotip, diferente dos demais, não utiliza penetrador: O princípio de funcionamento do durômetro equotip é por impacto. Este durômetro é composto basicamente de um modulo digital de processamento e uma unidade de impacto contendo um torpedo.
O funcionamento do durômetro equotip é muito simples:
A unidade de impacto é constituída de um torpedo, um sensor magnético de velocidade e um sistema mecânico de disparo. Quando pressionamos a unidade de impacto, um conjunto de pinças desloca o torpedo contra uma mola na posição superior da unidade. Quando apertamos o botão de disparo, o torpedo é arremessado em direção ao corpo de teste. Antes de atingir o corpo de teste, o torpedo passa pelo sensor que mede a velocidade de ataque. Neste momento, devido ao impacto, o torpedo retorna com uma velocidade de retorno proporcional a dureza do corpo de teste. A relação da velocidade de retorno pela velocidade de ataque sempre será um valor maior que zero e menor que 1. O resultado obtido, multiplicado por 1000, será o valor da dureza medida pelo durômetro equotip.
Dependendo das características da medição a ser realizada, se define o tipo de unidade de impacto a ser utilizada. A unidade LG é indicada principalmente para medição de ferro fundido ou material com pouca homogeneidade da microestrutura e para medição de durezas médias ou baixas. Materiais com microestrutura mais homogênea e durezas mais altas, utiliza-se a unidade LD.
Para uma medição correta, o durômetro equotip precisa que seus parâmetros de medição sejam ajustados quanto a:
- Tipo de material a ser testado no durômetro equotip: Aço fundido, aço ferramenta, ferro fundido, etc.
- Posição de ensaio: Unidade de ensaio na posição vertical, horizontal, etc.
- Definir o número de ensaios para se obter o valor médio.
- Definir a escala de dureza que se deseja ter nos resultados.
O durômetro equotip mede valores entre 0 e 1000. Os resultados obtidos serão sempre em LD, LG, etc. Para fins práticos, é necessário definir para qual escala o resultado medido deverá ser convertido: dureza Brinell, Rockwell, Vickers, etc.
É muito importante lembrar que a peça a ser ensaiada deverá ter massa superior a 5 Kgf para unidade de impacto LD e maior que 10 Kgf para unidade de impacto LG.
Outro fator que limita o uso do durômetro equotip é que a espessura do material a ser ensaiado deverá ser maior que 25 mm.
Para se ter uma boa qualidade de medição é importante que o durômetro equotip seja avaliado através de um padrão de dureza certificado.
A Durocontrol fornece durômetro equotip, unidades de impacto, torpedos, cabos, padrões de dureza e apoio técnico.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.
Para saber mais sobre Durômetro equotip
Ligue para 41 3252-1088 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!