Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre Durômetro shore a
Os desafios propostos pela indústria de máquinas, equipamentos e materiais para o mercado de consumo têm provocado uma corrida tecnológica importante no desenvolvimento de novos tipos de materiais.
A tecnologia de materiais tem criado soluções para a substituição de peças metálicas por peças construídas com esta nova tecnologia. Com isto, se obtiveram soluções que possibilitaram uma diminuição importante nos custos de produção, melhoria das características físicas das peças produzidas, bem como a redução do peso dos produtos. Os elastômeros, polímeros e outros tipos de materiais nascidos desta corrida tecnológica inovaram o espectro de aplicação destes produtos. Para o acompanhamento do processo de fabricação destes materiais, são necessários ensaios físicos que expressem suas características mecânicas.
O ensaio mais simples e com grande significado na avaliação das características mecânicas destes materiais é o ensaio de dureza. A dureza dos materiais na linha dos elastômeros, plásticos e borrachas de baixa dureza é medida através de durômetro shore a, Os materiais semelhantes e de durezas maiores são medidos através do durometro Shore D. O durômetro shore a é um equipamento portátil, reconhecido por norma, que possui basicamente as seguintes características:
Indicador de profundidade: este indicador mede a dureza de 0 a 100 Shore A.
Mola com um sistema de ajuste da força de ensaio: permite a calibração do durômetro shore a conforme norma.
Penetrador do durômetro shore a: é um componente de aço temperado com um comprimento de 2,5 mm.
Base de apoio: é uma base com área definida por norma para que o durômetro shore a se apoie adequadamente no corpo de ensaio.
Procedimento de ensaio de dureza Shore A:
A medição de dureza Shore A deve ser feita preferencialmente em superfícies planas, com uma espessura mínima dependendo da dureza Shore A do material que se está medindo. Quanto mais duro o material, menor a espessura mínima do corpo de prova. A medição de dureza Shore A em superfícies cilíndricas incorre em erros inversamente proporcionais ao raio da superfície que se está medindo.
O durometro deve ser apoiado com sua base na área a ser ensaiada, de forma perpendicular à superfície de ensaio. O operador deverá produzir uma força no durometro contra o corpo de ensaio, de forma que a base do durômetro shore a se apoie por completo nesta superfície.
A leitura da dureza é feita diretamente no indicador do durômetro.
A Durocontrol faz manutenção, troca de componentes, calibração e fornecimento de durômetro shore a de qualidade.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.
Para saber mais sobre Durômetro shore a
Ligue para 41 3252-1088 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!