Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre Esfera de tungstênio
O processo de medição de dureza se faz utilizando três elementos: o penetrador, responsável pela deformação do corpo de prova, (ou peça a ser medida), a força aplicada no penetrador contra o corpo de prova e o sistema ótico responsável pela medição da deformação causado pelo penetrador.
Nos ensaios Brinell e em algumas escalas Rockwell, são utilizados penetradores esféricos.
Por muito tempo foram utilizados nestes ensaios esferas de aço cromo. Estas esferas, no entanto, apresentam uma dureza na faixa de 450 Brinell, de forma que, em algumas condições de uso, estas esferas acabavam sofrendo algum tipo de deformação permanente. Quando isto acontecia o ensaio efetuado sofria distorção de resultado devida a ovalização da esfera. Como esta ovalização é permanente, os demais ensaios passavam a ter seus resultados distorcidos. Isto acontecia quando se utilizava esfera de aço cromo e se faziam ensaios de materiais de durezas desconhecidas ou por falha operacional do usuário.
Uma situação muito comum de distorção era a medição de ferro branco com esferas de aço cromo ou medição de material temperado na escala Rockwell B.
Por este motivo, a Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, recomendou por algum tempo a utilização de esfera de tungstênio, por se tratar de um material com dureza muito alta, com características físicas de rugosidade e esfericidade adequadas para ensaio de dureza.
Durante algum tempo se efetuou ensaios de dureza utilizando esfera de aço cromo ou esfera de tungstênio, Como existe diferença nos resultados em durezas altas quando se utiliza uma ou outra esfera, foi normalizado o uso de uma nomenclatura que informasse qual era a esfera utilizada no ensaio. Exemplo:
230 HBS10/3000 - Leia-se: 230 Brinell medido com aço cromo, esfera de 10 mm e força de 3000 Kgf.
230 HBW10/3000 - Leia-se: 230 Brinell, medido com esfera de tungstênio, esfera de 10 mm e força de 3000 Kgf.
Por algum tempo a norma aceitava como penetrador esférico, a esfera de aço cromo ou esfera de tungstênio.
Atualmente a norma recomenda somente o uso de esfera de tungstênio.
A esfera de tungstênio utilizada em ensaio de dureza Rockwell ou Brinell, devem possuir algumas características importantes:
A dureza: A dureza mínima da esfera de tungstênio deve ser igual ou maior que 1500HV.
A Densidade: (14,8 +/-2) g/cm3.
A Composição química: Carboneto de tungstênio (WC): 93 a 95% e total de outros carbonetos: 2%, Cobalto (Co): 5% a 7%
A esfera de tungstênio deve possuir uma superfície polida e isenta de defeitos.
A DUROControl fornece esfera de tungstênio especificas para ensaios de dureza e para outras aplicações.
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.
Para saber mais sobre Esfera de tungstênio
Ligue para 41 3252-1088 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!