Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre Lupa brinell
O processo de medição de dureza Brinell ocorre através da aplicação de uma força normalizada em uma esfera de tungstênio contra uma superfície de ensaio previamente preparada, durante um tempo de 10 a 15 segundos. A esfera provocará assim uma deformação em forma de calota chamada de calota Brinell. O valor do diâmetro desta calota é medida através de uma lupa brinell, este valor é aplicado em uma tabela de conversão que nos fornece o valor da dureza Brinell.
A lupa brinell poderá ser um sistema ótico ou digital com os seguintes modelos:
Lupa decimal ótica: Muito utilizada antigamente, trata-se de uma lupa com escala de 0 a 10 mm, com ampliação de 8X, contendo como ótica, apenas uma ocular, com escala de resolução decimal. Esta lupa brinell possuiu um sistema ótico muito primitivo e baixa qualidade de medição. Embora ainda seja utilizada, esta lupa não atende as exigências de normas regulamentadoras.
Lupa centesimal ótica: Trata-se de uma lupa com um sistema ótico mais elaborado, possui uma lente ocular com anel para ajustar o foco da escala graduada e uma objetiva com ampliação de 20X. Seu mecanismo possibilita ajustar o foco do objeto através da alteração do anel na base da lupa brinell. Possui um retículo com resolução de 1 mm e um tambor micrométrico conectado a este retículo, com uma resolução de 0,01 mm. Esta lupa requer alguns cuidados de utilização:
- Antes de fazer a medição, deve-se apanhar a lupa Brinell e olhar através dela para um fundo branco. Neste momento, o operador deve ajustar o anel da ocular para o ajuste do foco do retículo.
- Em seguida é necessário ajustar o foco do objeto. Para tanto, o operador deve colocar a lupa Brinell em cima de uma superfície clara e ajustar o anel da base até que o objeto esteja perfeitamente em foco.
Normalmente o procedimento 1. é recomendado a cada mudança de operador, pois a diferença da acuidade visual de um operador para outro pode ser muito significativa, comprometendo assim a qualidade de medição. O ajuste 2. no entanto é bem menos crítico e dificilmente necessário.
A imagem observada na lupa é virtual e tem sua ampliação definida pelo ajuste do anel de calibração localizado internamente e que normalmente é lacrado. Não é permitido ajuste neste anel, sob pena de desajustes em todo o sistema de medição.
Lupa milesimal ótica: Trata-se de uma lupa com um sistema ótico mais elaborado, possui uma lente ocular com um anel para ajustar o foco da escala graduada e uma objetiva com uma ampliação de 40X. Seu mecanismo possibilita ajustar o foco do objeto através da alteração do anel na base da lupa brinell. Possui um retículo com resolução de 0,5 mm e um tambor micrométrico conectado a este retículo com resolução de 0,005 mm. Esta lupa requer os mesmos cuidados de utilização da lupa brinell acima descrita.
Existe também a lupa digital: Trata-se de um sistema composto de micro câmera de alta resolução, alojada em um suporte. A imagem desta câmera é enviada a um microcomputador. Esta imagem é processada e o resultado do diâmetro da calota é automaticamente apresentado na tela juntamente com valor da dureza Brinell.
O manuseio da lupa brinell ótica requer habilidade de medição do operador e treinamento especifico para assegurar boa confiabilidade de medição.
A lupa brinell digital requer menor intervenção do operador, possibilitando normalmente boa repetibilidade de resultados.
A DUROControl fornece excelentes lupas para medição de calota Brinell.
Caso tenha alguma dúvida, faça contato com nossa equipe técnica!
Para saber mais sobre Lupa brinell
Ligue para 41 3252-1088 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!