Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre Manutenção de durômetro
Atualmente a fabricação de durômetro é feita utilizando várias tecnologias, definindo assim características distintas para cada tipo de durômetro. Existem durômetros portáteis e de bancada.
Durômetros de bancada:
Mecânicos: São construídos em ferro fundido, aço carbono ou alumínio. Normalmente são muito pesados e sua característica construtiva exige alguns cuidados no transporte. A manutenção de durômetro desta tecnologia é simples, havendo uma facilidade na substituição de peças e os problemas apresentados normalmente são solucionáveis, mesmo para equipamentos muito antigos. Podemos citar a Wolpert e a WPM dentre outras marcas de procedência alemã, como as melhores já fabricadas e cuja mecânica beira o estado da arte.
A Durocontrol recomenda que a manutenção de durômetros de bancada mecânicos seja no local de instalação. Caso isto não seja possível, a manutenção de durômetro mecânico deverá ser feita em nosso laboratório, sempre com a recomendação de que o mesmo seja muito bem embalado, transportado com muito cuidado e que o retorno seja feito pela Durocontrol, juntamente com o startup e a calibração no local definitivo de uso.
Digitais: As características construtivas dos durômetros digitais de bancada não são muito diferentes dos durômetros de bancada mecânicos. A grande diferença é que os durômetros de bancada digitais possuem placas eletrônicas e sistemas micro processados que exigem certos cuidados. Um deles, podemos citar, é que o mesmo esteja em um ambiente limpo e com a temperatura e índice de umidade controlado. A manutenção de durômetro digital tem como maior problema a obsolescência das placas eletrônicas. Lembramos que a responsabilidade do fabricante de equipamentos é fornecer peças de reposição para até 5 anos após a venda do mesmo. Como a velocidade de atualização desta tecnologia é muito alta, muitas vezes observamos a indisponibilidade de componentes de reposição para máquinas ainda com pouco tempo de uso.
Podemos citar as seguintes características dos durômetros de bancada: permitem medições de peças com tamanho e pesos limitados, possuem boa confiabilidade e repetibilidade nos resultados de medição e dispõem de um manuseio simples.
Durômetros portáteis:
Mecânicos: O durômetro portátil mecânico mais conhecido é o tipo King. A Durocontrol fabrica a versão DUROKING. A sua característica principal é de medir a dureza pelo processo Brinell com cargas de 3000Kgf ou 750Kgf. Este durômetro possui a estrutura bastante robusta apesar de ser portátil, podendo ser transportado sem dificuldades. Permite medições em peças de grandes dimensões e pesos. A manutenção de durômetro portátil Duroking é ágil e feita em nosso laboratório com excelente qualidade.
Eletrônicos: O durômetro eletrônico mais usado é o tipo Equotip. Pode ser facilmente transportado. Este tipo de durômetro exige alguns cuidados operacionais. A manutenção de durômetro eletrônico tipo Equotip é feita em nosso laboratório.
Caso você tenha algum problema que exija a manutenção de durômetro, entre em contato conosco.
Para saber mais sobre Manutenção de durômetro
Ligue para 41 3252-1088 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!