Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre Padrão de dureza brinell
Na área metal mecânica, o processo de medição de dureza Brinell é muito conhecido. Há pouco tempo atrás, o penetrador esférico utilizado para este processo de medição de dureza era em aço cromo. Atualmente a norma técnica ABNT NBR NM ISO 6506 regulamentou a utilização de esferas de tungstênio, definindo também as características de diâmetro, grau de esferoidização e rugosidade.
Para obtermos uma boa confiabilidade nos resultados obtidos de uma série de medições Brinell, são recomendados que sejam feitas algumas verificações para se avaliar a qualidade de medição do durômetro utilizado.
A recomendação é de que se utilize um padrão de dureza brinell calibrado com a mesma carga e o mesmo diâmetro de esfera que será utilizado nos ensaios Brinell dos corpos de prova. Importante que o padrão de dureza brinell tenha uma dureza próxima a faixa de dureza a ser medida. Desta maneira teremos um referencial bem seguro para avaliar a qualidade de medição.
O padrão de dureza brinell deverá também ter as seguintes características:
Espessura mínima: A norma técnica orienta que o padrão de dureza brinell tenha uma espessura mínima. A mesma deverá ser maior que 10 vezes a profundidade de penetração. Desta forma a espessura mínima do padrão de dureza brinell é de acordo com o diâmetro da esfera e da força de ensaio utilizada.
Rugosidade: O padrão de dureza brinell deve ter a sua rugosidade controlada, de forma que tenhamos uma nítida definição da borda da calota. Esta característica está também relacionada com a microestrutura do material.
Microestrutura do material: O material do padrão de dureza brinell deve ser bastante homogêneo de forma que tenhamos uma distribuição da microestrutura bem uniforme em toda a área do padrão de dureza. A microestrutura esferoidizada com uma distribuição de grão homogêneo confere ao padrão de dureza brinell excelentes características de uniformidade de dureza no padrão.
Os ensaios de dureza devem ser feitos dentro de uma distância mínima entre calotas.
A recomendação é que a distância mínima entre calotas Brinell seja igual ou maior a duas vezes o diâmetro das calotas. Desta maneira se evita que a região encruada no entorno da calota Brinell tenha influência na dureza do próximo ensaio.
A Durocontrol fornece padrão de dureza brinell em todas as escalas. Com certificação primária ou secundária. Entre em contato conosco, caso tenha alguma dúvida.
Para saber mais sobre Padrão de dureza brinell
Ligue para 41 3252-1088 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!