Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre Padrões de dureza
Os padrões de dureza são utilizados como referência para o sistema de medição de dureza. É através desta referência que o usuário poderá avaliar se o durômetro está medindo adequadamente dentro dos critérios estabelecidos.
Os padrões de dureza são utilizados na calibração de durômetros no processo indireto e nas verificações periódicas estabelecidas pelo usuário, gerando assim, uma maior confiabilidade no controle de qualidade.
As normas que regulamentam os padrões estabelecem alguns requisitos para garantir a qualidade dos mesmos: espessura mínima, planicidade e rugosidade. Os padrões de dureza precisam ter estrutura isotrópica ou seja: os mesmos devem ter distribuição homogênea de sua microestrutura para assim garantir um excelente nível de homogeneidade e repetibilidade.
Além das exigências normativas, a DUROControl desenvolveu um sistema de controle de estocagem para garantir que os padrões de dureza não sofram o processo de oxidação na armazenagem, no transporte e uso. Para isto, foram homologados produtos para limpeza, produtos protetivos anticorrosivos e invólucros com inibidores de corrosão para estocagem e trabalho.
Nossa empresa garante que os padrões de dureza sejam produzidos com qualidade.
Recomendamos a utilização da forma correta de uso, garantindo assim a sua qualidade como referência. Para tanto, inserimos em nossos certificados de calibração, orientações de manuseio.
Os padrões de dureza são produzidos em aço carbono, portanto existem cuidados que não devemos dispensar no uso dos mesmos:
1. Manusear os blocos com as mãos limpas.
2. Segurar os blocos nos contornos e nunca tocar na face de ensaio ou face de apoio.
3. Após o uso, limpar com pano limpo, pulverizar micro óleo protetivo e embalar no invólucro anticorrosivo fornecido pela DUROControl.
Algumas recomendações são muito importantes. Os blocos de dureza possuem duas faces: A face de ensaio e a face de apoio. A face de ensaio vem com algumas penetrações oriundas do processo de calibração. A face de apoio é lisa e jamais poderá ser usada como face de ensaio, perdendo com isto as características originais previstas no certificado. Os padrões de dureza não poderão ser retificados após a utilização total da face de ensaio. Lembramos que após o ensaio de dureza, ocorre um encruamento no bloco nas camadas abaixo da superfície ensaiada. Tal encruamento altera a dureza nestas camadas, provocando distorções na dureza apresentada no certificado original. Este fato justifica as recomendações
para que os padrões não sejam retificados. Conforme a recomendação das ormas ABNT e ASTM, os padrões de dureza deverão ser re-calibrados após cinco anos da aquisição.
A DUROControl fabrica e fornece desde 1988, padrões de dureza em diferentes escalas, sendo elas: escala Brinell, Rockwell, Vickers, Webster, Barcol, Poldi e Equotip. Todos fornecidos com certificação acreditada ou rastreada.Dispomos de ampla variedade de padrões de dureza em estoque, com excelente qualidade e homogeneidade e nas diversas faixas de dureza.
Para saber mais sobre Padrões de dureza
Ligue para 41 3252-1088 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!